Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 15 de julho de 2012

A MAIOR LAGOA DO BRASIL, EM VOLUME D'ÁGUA!

A bela lagoa Juparanã, em Linhares - Foto: Alberto Gonçalves
Foto: O Patim
A Lagoa Juparanã é o principal cartão postal da cidade de Linhares, no Espírito Santo. Com 90 km de perímetro, 38 km de comprimento por 3 a 5 de largura, possui 63.722.900 metros quadrados de espelho d'água e profundidade máxima de 30m. 

Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias límpidas e serenas, áreas para camping, enseadas fantásticas, pôr-do-sol de beleza poética e propícia a variados esportes náuticos. A lagoa também entra nos municípios de Rio Bananal e Sooretama.

É a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica.  O acesso é pelo km 137 da BR 101 norte, a 10 km do centro da cidade.

Ao norte da Lagoa Juparanã, encontra-se a Ilha do Imperador que tem um marco que celebra as duas visitas ilustres que recebeu: Imperador Dom Pedro II, em 1860 e o então Presidente Getúlio Vargas, em 1954. 

A ilha mantém sua vegetação natural e, de lá, tem-se uma vista magnífica da extensão da lagoa e também do ondeado das praias; seu acesso é por barcos, e o ponto de terra mais próximo é a Praia em Pontal do Ouro. 

A ilha do Imperador é patrimônio pertencente ao Governo do Estado e serve de limite fisico triangular entre os municîpios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal.

A lagoa Juparanã possui mais de quarenta praias em suas margens, estando a maioria dentro de propriedades privadas. Das praias de acesso público podemos citar a Praia das Três Pontas, Praia do Caju, Praia do Minotauro (com horário restrito), Praia da Jesuína (em Rio Bananal-ES) e Praia do Patrimônio da Lagoa (em Sooretama-ES).

De estrutura turística nas praias públicas temos restaurantes/bares, eventos culturais e barcos para passeio.

NO MUNDO!

Lago Gáspio, nomeado como mar.
Maior lago – Cáspio, com 371.800 km2, banhando Azwerbaijão, Rússia, Turcomenistão, Irã e Cazaquistão. Lago mais profundo – Baikal, na Rússia, com 1.637 m. O Mar Cáspio é na  realidade um "lago", embora receba o nome de mar.

Lago Superior, nos EUA
Maior lago de água doce – Lago Superior, nos EUA, com 82.350 km2. É o maior dos cinco Grandes Lagos, e o maior lago de água doce do mundo, em extensão territorial (não contando o Mar Cáspio). O Lago Superior localiza-se entre o Canadá (província de Ontário) e os Estados Unidos (Estados de Michigan, Minnesota, e Wisconsin).



Maior lagoa – Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul (Brasil), com 9.850 km2. Fontes como a Delegacia da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, fazem referência às dúvidas que atualmente são levantadas sobre a denominação correta - se seria lagoa, lago ou laguna - principalmente em função da ligação direta com o mar. Os geólogos e os geomorfologistas consideram-na uma laguna. Enquanto os especialistas não chegam a um acordo, permanece a tradicional e consagrada denominação de Lagoa dos Patos. 

LAGO, LAGOA e LAGUNA: QUAL A DIFERENÇA?

LAGO: tem a estrutura de uma lagoa, porém, conceituadamente apresenta um tamanho maior. Além disso, o lago é uma depressão natural, sua água pode ser proveniente de chuva, de uma nascente local, ou de um curso de água.

Lago de Sobradinho: maior reservatório artificial do mundo e abriga uma das maiores hidrelétricas do Brasil.
LAGOA: porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, em conceito, a lagoa é menor do que um lago.

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro
LAGUNA: depressão formada por água salobra ou salgada que se localiza em bordas litorâneas e se comunicam com o mar através de um canal. As lagunas quase não são citadas hoje em dia, sendo quase sempre, erradamente, chamadas de ”lagoas”.

 
Lagoa dos Patos que na verdade É UMA LAGUNA.
FONTES:
Água Corrente – ONG.
CPRM Serviço Geológico do Brasil
Wikipedia

Prefeitura de Linhares-ES

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...