Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 15 de junho de 2014

CUECA APARECENDO: POLÊMICA QUE VEM DE LONGE!

VERDADE OU MITO? 

Alguns modismos tem origem bem estranha e muitas vezes a gente segue sem saber o seu contexto.

Usar as calças baixas, exibindo a cueca, é uma dessas modas que alguém trouxe sem muitas explicações e os brasileiros aderiram sem muitas preocupações.

Mas o que importa?
O importante é está na moda!?

Circula nas caixas de e-mails e redes sociais informação sobre a origem dessa estranha moda de “cuecas aparecendo”... 

 
A POLÊMICA VEM DE LONGE...

Levanta a calça, menino

Polícia, leis, debates, e os Estados Unidos se perguntam: dá para acabar com a moda da cueca de fora?

Seguindo princípios consagrados da moda (tudo o que pode ser inventado será) e do comportamento juvenil (o que era bonito na geração anterior torna-se exatamente o seu contrário), o cuecão de fora espalha-se como vírus de computador nos Estados Unidos. Inventada nos anos 90 pelos jovens do hip hop, popularizada entre negros e brancos americanos e adotada por surfistas, skatistas e roqueiros em geral, a calça ou bermuda largona usada lá embaixo, com a roupa de baixo transformada em estridente atração, ultrapassa todos os limites do razoável, como se esperava, e provoca até intervenções de vigilantes representantes da lei. 

Em cidades pequenas de norte a sul, discute-se a proibição do sagging (pendente), como a prática é chamada. Em Flint, Michigan, cidade de 125 000 habitantes e hábitos nada inovadores em termos de estilo, o chefe da polícia, David Dicks, resolveu recentemente mandar abordar e eventualmente prender todo e qualquer cidadão com mais da metade da cueca à mostra. E, antecipando-se aos protestos, queimou etapas, além de vários artigos da Constituição americana: "Essa forma imoral de auto-expressão ultrapassa a liberdade de expressão e chega ao patamar de conduta criminosa".

O modismo suscita duas questões imediatas. Primeira: calça baixa com cueca aparecendo é feio? Tirando os usuários, o resto do planeta concorda, é feiíssimo. Segunda: como é que eles conseguem? Responder que, fora andar pelas ruas com um bocado de atrevimento, seus usuários não parecem fazer nenhuma outra atividade seria entrar para a turma do chefe da polícia de Flint. Portanto, continuamos no campo das grandes dúvidas filosóficas da humanidade. A moda do sagging surgiu nas cadeias, em protesto contra a proibição de cintos. Foi adotada pelos rappers e virou atitude, junto com a cara enfezada e o jeito meio curvado de andar (que, não por acaso, ajuda a impedir que a calça escorregue pernas abaixo). Nas escolas americanas, o figurino é quase sempre reprimido, mas na saída as calças voltam a cair. "Não vejo como se possa transformar em lei algo cuja intenção é discriminar e rotular um modo de vestir que se originou na cultura da juventude negra", diz, com toda a seriedade exigida pelo tema, Debbie Seagraves, diretora da União Americana de Liberdades Civis. 

No Brasil, cuecão de fora é coisa, principalmente, de skatistas, que alegam que calça e bermuda larguíssimas favorecem o esporte. "Apertadas, incomodam na hora de fazer as manobras", argumenta Douglas da Silva Alves, 17 anos, skatista desde os 13. Acidentes, claro, acontecem. Douglas conta que uma vez entrou num ônibus carregando uma sacola em cada mão e, ao passar pela catraca, lá se foi a calça. Não será nem uma lei nem uma força policial o que acabará com o sagging. Em Flint e outras cidades dispostas a acabar com a calça baixa e a cueca de fora, a luta continua, sem muita chance de vitória. "Afinal, como se aplicaria uma lei dessas?", pergunta, desanimado, José Torres, prefeito de uma delas, Paterson, Nova Jersey. Resta a esperança de que a moda passe. Afinal, gente influente, como aquele conhecido candidato à Presidência, continua usando calça até um pouco mais alta que o recomendável. E com preguinhas.
 JOVEM PRESO POR EXIBIR A CUECA!

Em agosto de 2010, um jovem foi preso em Indianápolis, no estado de Indiana, nos EUA, por deixar a cueca aparecendo. Ele acabou preso após xingar o agente.

O norte-americano Demetrius Russ, de 21 anos, foi preso em agosto de 2010, em Indianápolis, no estado de Indiana (EUA), depois que foi flagrado com a calça na altura dos joelhos, deixando a cueca aparecendo, segundo a emissora de TV "Indy Channel".

O jovem foi preso próximo a um condomínio na Rua Broadway pouco antes da meia-noite. De acordo com o relatório policial, o agente Daniel Green viu Russ sentado e falando ao celular com a calça arriada até os joelhos.

Russ teria dito que estava usando a calça caída, porque era o seu modo de se vestir. No entanto o policial alegou que o estilo não envolvia expor seus órgãos genitais através da cueca. O jovem acabou preso depois que teria xingado o agente.

CUECÃO É A SOLUÇÃO!
Foto: Fabio Medeiros, divulgação
para quem não quer "pagar" o estilo "recluso disponível", uma solução é deixar aparecer esta estilosa cueca e ainda assim ser sexy. 

Essa novidade foi lançada pela marca de underwear masculina Jog, a Shapewear.

A cueca em questão reduz medidas e disfarça a barriguinha (o elástico compressor tem 18 cm de largura e diminui instantaneamente até 6 cm do abdome).  

É recomendada, inclusive, para auxiliar na musculação pesada como complemento aos cuidados com a lombar. Já imaginou alguém vestido assim na academia? Ou ver esse look no momento que o bofe tira a camisa?

FONTES: 

5 comentários:

Anônimo disse...

Texto meio que confuso...
E pq abordar tal país/povo _ que se acham os tais e abominam o resto do mundo!?

Sítio Casarão disse...

Agradecemos o seu comentário e respeitamos.

O Blog Sítio Casarão reúne postagem relacionadas as culturas de Massa, Popular, Erudita e por que não a cultura inútil? Essa, embora não apresente um valor de conteúdo, propicia momentos de descontração em meio as infinitas jornadas estressantes que enfrentamos diariamente.

O Blog também posta assuntos curiosos, denuncias contra corruptos, apoiamos e defendemos o meio ambiente, a cultura e todas as ações em defesa do interesse público.

Quanto aos E.U.A, não julgamos ou condenamos... Todos países tem seu lado bom e ruim: uns ostentam por que podem, outros ostentam sem poder... cultural? Não sabemos e nem nos preocupamos com isso.

Saudamos americanos, argentinos, indianos, africanos, asiáticos...
Saudamos todos, independente da nacionalidade, pois todos somos humanos.

Unknown disse...

Interessante que as mulheres agora andam mostrando a bochecha da bunda, uma moda da década de oitenta que retornou com tudo, é uma pouca vergonha e uma falta de higiene, mas ninguém aparece para sabotar essa moda, nem para falar mal. Se o cara quer mostrar a cueca para gosta de ver qual o problema então? Hipocrisia pura!

Unknown disse...

Prender mulher que anda de calça colada marcando a xereca ninguém quer.

Anônimo disse...

Porque isto está viralizando no mundo inteiro!

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...